O Marco Zero

bilhete fundacao

Hoje é dia de festa para a torcida tricolor. Há exatos 115 anos era fundado o maior clube do planeta. o clube de Oscar Cox, Preguinho, Marcos Carneiro de Mendonça, Romeu, Hércules, Arnaldo Guinle, Nelson Rodrigues, Castilho, Didi, Telê, Pinheiro, Carlos Alberto Torres, Félix, Samarone, Lula, Rivellino, Edinho, Assis, Romerito e tantos outros.

Mas aonde exatamente o Fluminense foi fundado? Quem é tricolor e gosta um pouquinho de história está cansado de saber que no dia 21 de Julho de 1902, vinte jovens se reuniram na casa de Horácio Costa Santos, situada na Rua Marquês de Abrantes, número 51, e fundaram o clube. Está em uma dezena de livros e em algumas centenas de citações na internet.

O casarão porém não existe mais. A numeração da rua também não é mais a mesma de 1902. De modo que o local exato era um mistério entre os historiadores do clube. Alguns diziam que foi próximo ao Colégio Bennett. Outros locais já foram cogitados, mas nada conclusivo.

Alvaro Drolhe da Costa, um dos vinte fundadores, esclarece a questão. Em entrevista concedida ao Jornal dos Sports e publicada no dia 21 de Julho de 1938, por ocasião do 36º aniversário do clube, ele fala, com a autoridade de quem estava presente naquela reunião histórica:

Minha impressão sobre o Fluminense de 38? Mas se ela aí está, viva, latente, afirmando uma grandeza que a todos, novos e antigos tricolores, enche de justo orgulho! Melhor seria que eu falasse sobre o Fluminense, mas aquele Fluminense de 1902, nascido ali na Rua Marquês de Abrantes, bem em frente a atual rua Clarice Índio do Brasil. O lar da família Costa Santos, que tinha em Horácio um de seus membros, foi o berço do Fluminense. Vinte rapazes ali o fundaram quando o futebol nada mais era que um mito em nossa capital. Um grupo de jovens que apenas ouvia falar no hoje esporte das multidões. Notícias vagas que vinham de São Paulo, onde a pelota de couro arregimentava os primeiros adeptos. Ingleses do Rio Cricket e do Paysandu que falavam do assunto. Nada mais. Como se vê, terreno nada fértil para germinar o interesse pelo futebol.

Foi portanto em frente à Rua Clarice Índio do Brasil que Oscar Cox concretizou seu sonho. Hoje no local encontram-se algumas casas comerciais. É provável que o terreno do casarão dos Costa Santos tenha se desmembrado. Mas Sabendo sua localização exata torna-se viável encontrar uma foto da época.

Marco zero

A imagem acima mostra a vista da Rua Marquês Abrantes a partir da Rua Clarice Índio do Brasil nos dias de hoje. O local exato da fundação, de acordo com Alvaro Drolhe da Costa. Nosso marco zero.

Este post é também o marco zero deste blog, que será dedicado ao Fluminense, sua história, curiosidades, estatísticas e afins. Sempre buscando fugir do lugar comum, trazendo informações inéditas ou ao menos diferentes. É uma ideia que venho alimentando há alguns meses e acabei colocando em prática às pressas, embalado pelo aniversário do clube e pela empolgação da “descoberta arqueológica”. O blog ainda está meio desajeitado mas aos poucos vou arrumando a casa.

Quanto aos 115 anos, para um clube que sabidamente tem a vocação da eternidade é só o começo. Que venham mais 500.

Saudações Tricolores

32 comentários

  1. Faço questão de ser o primeiro ou um dos primeiros a postar aqui.

    Mais um espaço tricolor de leitura obrigatória.

    Parabéns cara.

    Sobre o texto, uma aula de história.
    Fique sabendo q vou usar esse blog como referência nos meus textos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito legal, Bolt. Curioso é que por conta do aniversário do clube, estávamos, eu e meu filho, conversando exatamente sobre o Marco Zero Tricolor. A história emociona. Já sei que terei isso por aqui. Parabéns e obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Falar do Bolt é fácil. É o encarnado, a esperança e a luz! Das três cores que traduzem tradição, eis aqui um filho dessa imensidão, chamado Fluminense.
    Sempre que o Flu ganha do WascO… a lembrança de um bolinho de bacalhau saboreado ao lado desse querido tricolor vem à tona.
    Feliz com o blog.
    Parabéns pra vc. Parabéns pelo 115 anos, meu FLUMINENSE!
    Um forte abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Não sou fã de Blogs. Não acompanho nenhum… melhor, NÃO ACOMPANHAVA, mas sou sua fã e certamente será uma prazer ter este como o primeiro. Saudações Tricolores

    Curtido por 1 pessoa

  5. Caríssimo João: você além de muito competente é um homem honesto e generoso. Sabe tudo sobre o nosso clube. Seu blog será uma fonte de sabedoria tricolor para todos os usuários, torcedores ou não do Fluminense. Peço licença para incluí-lo na aba Links do site dos ídolostricolores.com.br Mil vezes parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Parabéns Bolt pelo Blog! É um prazer e uma honra ter você como amigo e conviver o Fluminense contigo! Aqui será leitura obrigatória de todos os tricolores pois ninguém conhece tão bem a história do Fluminense como você! Abs e STs

    Curtido por 1 pessoa

  7. Parabéns João Claudio, muito bom ter esse espaço para voce nos contar sobre o nosso querido tricolor de coração.
    Forte abraço e vamos torcendo porque a maré tá braba….
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário