No post inaugural deste blog, Marco Zero, falei sobre a localização da casa de Horácio Costa Santos, na qual o Fluminense foi fundado. Como é sabido, a casa ficava na Rua Marquês de Abrantes, 51, na numeração da época. A novidade trazida naquele post era a declaração do fundador do clube, Alvaro Drolhe da Costa, de que ela ficava exatamente em frente à Rua Clarice Índio do Brasil.
Na verdade não era exatamente, mas quase isso. A informação dada pelo nobre fundador era um dica preciosa, mas ainda estava incompleta, vaga.
Estava.
Os documentos abaixo, obtidos na Secretaria Municipal de Urbanismo, encerram a questão. O antigo número 51 é o atual 197. Fica praticamente em frente à Rua Clarice Índio do Brasil, mas não exatamente. É necessário caminhar alguns metros à partir dali para chegar ao ponto exato.
No local hoje se encontram um prédio residencial, uma clinica veterinária e uma loja de auto-peças.
Já podemos portanto atualizar os livros de história para: o Fluminense Football Club foi fundado na Rua Marquês de Abrantes, número 51 (atual 197).
Agradecimentos: Maria Luiza Boltshauser e Anna Maria Boltshauser
Muito legal essa pesquisa. Parabéns
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito interessante, legal demais. Parabéns Bolt e equipe!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns Bolt! Sempre atento a nossa história!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eis aí uma família totalmente envolvida com o Fluminense!!!! Nossa terra!!!!
CurtirCurtir
Parabéns, João!
Sua luta em prol da história do Fluminense é formidável!
Abraços meu amigo, e, parabéns pelo blog!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns Bolt. Excelente descoberta. Agora é tentar conseguir uma foto do casarão original e também quem sabe, com a permissão dos moradores, talvez colocar uma placa alusiva no local. abç.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho maravilhosa a ideia de se botar um marco alusivo no local. Importante pra propria cidade.
CurtirCurtir
Fica no bairro do Flamengo, onde com ele teve outros conselheiros fundadores do Flu alguns eram ligados ao C.R Flamengo como presidente Virgílio Leite de Oliveira que na Reunião escolheu o presidente que seria o COX e tb daria as primeiras cores ao clube recém criado.
CurtirCurtir