A marca de Pedro

Mesmo com o Fluminense fora da decisão o jovem atacante Pedro não foi alcançado pelos demais concorrentes e confirmou ontem o posto de artilheiro máximo do Campeonato Carioca de 2018. É a 23ª vez que um jogador do Fluminense alcança o topo da artilharia na história da competição.

Um dado torna o feito de Pedro bastante relevante: tendo exatos 20 anos e 282 dias de vida na data do último jogo do Fluminense no campeonato, ele é o mais jovem artilheiro tricolor na era profissional (a partir de 1933). É superado apenas pelos amadores James Calvert em 1911 e Bartholomeu em 1914. Ambos também com 20 anos, mas alguns dias a menos.

Cabe ressaltar que nos primeiros anos do amadorismo o futebol era basicamente disputado por jogadores muito jovens, sendo bastante comum a presença de adolescentes de 16, 17 anos, cenário bem diferente do futebol profissional.

Por outro lado é necessário fazer também as devidas ressalvas sobre a baixa qualidade do Campeonato Carioca nos últimos anos, em contraste com a grandeza que já teve em outros tempos, o que de certa forma facilita a vida dos jogadores atuais. De qualquer forma, é uma marca que merece registro.

Mais jovens artilheiros do Campeonato Carioca pelo Fluminense na era profissional 1933-2018 (*):

ranking

(*) Sempre tomando por base a idade do jogador no dia do último jogo do Fluminense no campeonato.

A título de curiosidade o mais velho artilheiro tricolor foi o argentino Doval, no campeonato de 1976. Quando mandou a bola para o fundo das redes do Vasco aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação do jogo decisivo, se isolando na artilharia do campeonato que até então dividia com seu companheiro de ataque Gil, e garantindo o título para o Fluminense, Doval tinha 32 anos e 273 dias.

Crédito da foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

3 comentários

  1. Com o que vinha aparentando no S20, esperava mais dele. Não chegou a ser entretanto uma decepção. Tanto que foi artilheiro. Alem disso, criou aquela marca relacionada a seus gols e que convenhamos, bem melhor do que aquela coisa infantil de “ceifador”.
    Já o Doval, genial!!!! Loga apos a pendura das chuteiras, passou a jogar com um grupo meu, no Clube Espanhol. Muita saudade. Grande Hermano!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s