O zagueiro Nino é o 21º jogador do Fluminense a disputar Jogos Olímpicos, o terceiro a subir no pódio e o primeiro a conquistar a medalha de ouro. Abaixo a lista completa.

1952
A primeira participação do futebol brasileiro em Olimpíadas aconteceu nos jogos de Helsinque em 1952. Na época, por ser uma competição estritamente amadora, o Brasil era representado basicamente pelo que hoje seria a seleção sub-20. O Fluminense, então pentacampeão carioca da categoria, teve quatro jogadores entre os que foram aos jogos. Os atacantes Larry e Milton, e os zagueiros Mauro e Bené. Em uma seleção que tinha os goleadores Humberto Tozzi e Vavá, centroavantes do Brasil nas copas de 1954 e 58, coube ao nosso Larry ser o artilheiro do time com quatro gols. O Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Alemanha Ocidental após vencer Holanda e Luxemburgo em jogos de mata-mata. A medalha de ouro ficou com a Hungria de Puskas.

Larry
Larry Pinto de Faria
Atacante
n. 3/11/1932
Nova Friburgo-RJ
3 jogos, 4 gols

Milton
Milton Pessanha
Ponta-direita
n. 26/11/1932
Campos-RJ
3 jogos

Mauro
Mauro Torres Homem Rodrigues
Zagueiro
n. 22/03/1932
Rio de Janeiro-RJ
3 jogos

Bené
Benedito Rangel de Souza
Zagueiro
n. 22/08/1933
Campos-RJ
não atuou
1960
Nos jogos de Roma a Seleção Brasileira contou com três tricolores: os zagueiros Dari e Rubens, e o lateral Nonô. Nesta edição pela primeira vez as seleções foram divididas em grupos, abandonando-se o sistema de mata-mata. O Brasil venceu a Grâ-Bretanha e Taiwan, mas perdeu para a Itália, dona da casa, a última partida e a única vaga para a fase seguinte.

Dari
Dari Batista
Zagueiro
20/10/1940
Campos-RJ
3 jogos

Nonô
Claudionor Franco
Lateral-esquerdo
n. 13/02/1940
Colatina-ES
3 jogos
Rubens
Rubens Caetano
Zagueiro
n. 19/06/1941
Rio de Janeiro-RJ
2 jogos
1964
A Seleção Olímpica que foi a Tóquio em 1964 tinha quatro jogadores do Fluminense. Valdez e Zé Luiz, que formavam a dupla de zaga titular da seleção e mais os suplentes Tito e Riva. Outros dois atletas tricolores, Íris e Nélio, participaram de toda a fase de preparação mas acabaram cortados da lista final de convocados. O Brasil empatou com o Egito, goleou a Coréia do Sul mas perdeu para a Tchecoslováquia e mais uma vez não conseguiu passar de fase. Na volta dos jogos, Valdez assumiu a titularidade na equipe principal do Fluminense que ganhou o título carioca daquele ano.

Valdez
Valdez Quirino Lemos
Zagueiro
n. 10/02/1943
Maceió-AL
3 jogos

Zé Luiz
José Luiz Pereira
Zagueiro
n. 05/06/1943
Campos-RJ
3 jogos

Tito
Nilton Rosa
Meia
n. 15/03/1943
Rio de Janeiro-RJ
não atuou
Riva
Rivadávio Alves Pereira
Zagueiro
n. 04/05/1944
Cambuci-RJ
não atuou
1972
Para os jogos de Munique o Brasil levou craques do tamanho de Falcão, Roberto Dinamite e Dirceu. Mas a campanha foi decepcionante: nenhuma vitória e último lugar em um grupo que tinha ainda Hungria, Dinamarca e Irã. O Fluminense cedeu para esta seleção o goleiro Nielsen, o zagueiro Abel Braga (nosso querido Abelão), o jovem craque Carlos Alberto Pintinho e o polivalente Rubens Galaxe, que viria a jogar em praticamente todas as posições em sua longa e vitoriosa carreira no Fluminense mas na ocasião dos Jogos Olímpicos formou dupla com Falcão no meio campo. O Fluminense poderia ter tido ainda um quinto convocado, mas o meia Marquinhos acabou ficando de fora da lista final.

Nielsen
Nielsen Elias
Goleiro
n. 19/06/1952
Rio de Janeiro-RJ
3 jogos

Rubens Galaxe
Rubens Márcio Cordeiro Galaxe
Meia
n. 29/04/1952
Campos-RJ
3 jogos

Abel
Abel Carlos da Silva Braga
Zagueiro
n. 01/09/1952
Rio de Janeiro-RJ
2 jogos

Carlos Alberto Pintinho
Carlos Alberto Gomes
Meia
n. 25/06/1954
Rio de Janeiro-RJ
não atuou
1976
Enquanto a Máquina Tricolor de Rivellino e companhia brilhava no Maracanã, dois jovens talentos formados nas Laranjeiras integravam a Seleção que pela primeira vez chegava a uma semifinal olímpica, em Montreal. O zagueiro Edinho, então já titular absoluto da zaga tricolor, e o meia Erivelto, reserva de luxo em uma época que haviam mais craques do que vagas disponíveis no time titular do Fluminense. A partir das semifinais pesou a experiência das seleções da cortina de ferro, praticamente com suas equipes principais. O Brasil perdeu para a Polônia na semifinal e da União Soviética na disputa do bronze. A primeira medalha olímpica só viria oito anos mais tarde nos jogos de Los Angeles.

Edinho
Edino Nazareth Filho
Zagueiro
n. 05/06/1955
Rio de Janeiro-RJ
5 jogos

Erivelto
Erivelto Martins
Meia
n. 10/07/1954
Piraí-RJ
5 jogos, 1 gol
2000
Somente 24 anos depois dos jogos de Montreal o Fluminense voltou a ter um jogador relacionado para a disputa dos Jogos Olímpicos. O meia Roger chegou a Sydney credenciado por grandes atuações no campeonato brasileiro daquele ano. O lateral-direito Flávio participou de amistosos de preparação mas não foi incluido na lista final do técnico Vandrelei Luxemburgo. O Brasil acabou sendo eliminado por Camarões nas quartas de final com um doloroso golden goal na prorrogação.

Roger
Roger Galera Flores
Meia
n. 17/08/1978
Rio de Janeiro-RJ
4 jogos
2008
A grande campanha do Fluminense na Taça Libertadores da América de 2008 levou a dupla Thiago Neves e Thiago Silva aos Jogos Olímpicos de Pequim naquele ano. Thiago Silva ocupou uma das três seletas vagas para jogadores acima dos 23 anos. O Brasil fez boa campanha mas perdeu a semifinal para a Argentina de Lionel Messi, Riquelme, Di Maria, Aguero e Mascherano com um contundente 3×0. Como consolação ficamos com a medalha de bronze vencendo a Bélgica na decisão do 3º lugar. Assim os Thiagos se tornaram os primeiros jogadores do Fluminense a conquistarem uma medalha olímpica de futebol.

Thiago Neves
Thiago Neves Augusto
Meia
27/02/1985
Curitiba-PR
5 jogos, 2 gols

Thiago Silva
Thiago Emiliano da Silva
Zagueiro
22/09/1984
Rio de Janeiro-RJ
2 jogos
2021
O Brasil conquistou a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Tóquio com a participação do zagueiro tricolor Nino, que disputou todos os jogos da campanha vitoriosa. O Fluminense foi representado também pelo preparador físico Marcos Seixas e pelo médico Marco Azizi. Nino se tornou o primeiro jogador do Fluminense a conquistar a medalha de ouro.

Nino
Marcílio Florêncio Mota Filho
Zagueiro
10/04/1997
Recife-PE
6 jogos
A foto que abre este post mostra a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de 1972 com os tricolores Nielsen, Abel e Rubens Galaxe, além do saudoso roupeiro Ximbica.
Muito legal, Bolt. Tinha cabeça que o Roni havia participado de Sydney também.
Abração e parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
O Roni fez algumas partidas pela seleção em 1999. Inclusive a principal. Em 2000 ele ficou muito tempo parado por lesões. Acho que não foi às Olimpíadas por isso. Nem participou dos jogos de preparação.
CurtirCurtir
Bolt Então o Flu seria o único com jogadores em Olimpíadas diferentes, na mesma cidade? Tóquio 1964 e 2021?
Abs Eduardo Gorges
>
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não Eduardo. São Paulo e Palmeiras também tinham jogadores nessas duas olimpíadas.
CurtirCurtir
Valeu João. Você é foda. Linda e oportuna a matéria profundamente pesquisada. Obrigado. Valterson
CurtirCurtir